Porque desapegar é tão difícil? Você já parou para refletir sobre isso?
Como uma sociedade, estamos sempre em movimento.
Estamos sempre tentando encontrar algo novo e excitante, ou pelo menos diferente do que já temos.
Acompanhar este ritmo pode ser esmagador, especialmente quando se trata de encontrar tempo para nós mesmos em toda esta pressa.
Não é de se admirar que tantas pessoas sintam que precisam se agarrar firmemente ao que quer que seja que tenham no momento, mesmo que isso não lhes dê tudo o que querem da vida.
Mas há momentos em que deixar ir pode realmente tornar sua vida melhor – às vezes até mais feliz do que nunca!
O minimalismo ensina isso pra nós.
Portanto, aqui estão sete razões pelas quais não há problema (e até mesmo necessário) para você desapegar:
Medo de não ser capaz de substituir o que perdemos.
Esta é uma das grandes, e é especialmente comum quando você está desapegando de algo que faz parte de sua vida há muito tempo.
Em muitos casos, deixar ir significa admitir que talvez a coisa ou pessoa nunca tenha sido tão grande quanto pensávamos que fosse em primeiro lugar.
Isto pode ser assustador porque significa admitir que nossas próprias percepções estavam erradas – e ninguém gosta de se sentir como um idiota, correto?
Se isto se aplica à sua situação, tente tirar algum tempo para pensar sobre isso, para que qualquer racionalização não turve seu julgamento mais tarde.
Decida sobre se deve ou não deixar ir permanentemente ou até mesmo temporariamente, dependendo do caso.
Viver sem a muleta que acostumamos
Quando você solta uma muleta, você é obrigado a aprender a viver sem ela.
Você não tem escolha a não ser encontrar outras coisas em sua vida que preencham o vazio e este é um dos motivos para entender porque desapegar é tão difícil.
Para algumas pessoas isto parece uma tarefa impossível – como alguém pode ser tão feliz sem seu parceiro ou emprego?
Se eles eram tão importantes, então por que devemos nos forçar a fazer algo mais?
A resposta é simples: porque viver com eles estava nos deixando infelizes em primeiro lugar!
Podemos não ver isso agora (ou nunca), mas há uma razão pela qual essas relações acabaram sendo tóxicas para nós.
Compreenda que elas não eram boas para o nosso crescimento como pessoas e não nos davam espaço para mudanças e melhorias.
Não ser capaz de encontrar coisas novas ou pessoas para substituí-las
É difícil encontrar coisas novas para fazer, pessoas novas para passar um tempo e principalmente estabelecer novas amizades.
Isto porque você tornou o apego tão forte a aquilo que é difícil para qualquer outra coisa preencher a lacuna.
Você pode tentar namorar ou se juntar a clubes, mas nada parece funcionar e então começa a perceber porque desapegar é tão difícil.
Pode ser que não haja outras pessoas que entendam o que você está passando neste momento.
Ou outros simplesmente não entendam o quanto esforço foi feito para superar alguém ou alguma coisa em sua vida.
É importante não apenas para você, mas também para qualquer outra pessoa que se preocupe com você, que saiba quanto esforço é feito para esquecer algo ou alguém de seu passado.
Ter que admitir que talvez a coisa ou pessoa nunca tenha sido tão importantes quanto pensávamos.
Há uma diferença entre estar errado e ser injustiçado. A primeira é uma oportunidade de aprender; a segunda é apenas má sorte.
Estar errado pode ser doloroso, mas não é necessariamente uma coisa ruim – apenas significa que sua compreensão da realidade foi incompleta ou imprecisa.
E se você estiver disposto a aceitar esta verdade em vez de negá-la, você se encontrará avançando mais rápido e mais confiante do que se você continuasse acreditando em algo falso.
Deixar ir algo grande porque afinal não foi tão grande não é fácil: requer que admitamos que talvez não estivéssemos tão certos sobre tudo como pensávamos!
Mas, mais uma vez, isto não é necessariamente uma má notícia – apenas significa que ainda existem coisas por aí ainda desconhecidas que podem se tornar ainda melhores do que o que já experimentamos antes…
E essas descobertas só acontecerão quando deixarmos de nos agarrar firmemente a quaisquer crenças falsas que atualmente nos impedem de vê-las com clareza suficiente através de todos os seus aspectos.
Não gostamos de admitir que há algo que precisamos mudar em nós mesmos.
Deixar ir é uma admissão de que estávamos errados, e muitos de nós não gostamos de admitir que há algo que precisamos mudar em nós mesmos.
Ter que aceitar que somos seres falíveis e isto acontece com uma certa frequência é um grande fator do porque desapegar é tão difícil.
Não podemos mudar as outras pessoas, mas podemos mudar a nós mesmos.
Mudar a si mesmo torna você mais valioso para os outros e lhes mostra que você está disposto a crescer como indivíduo em vez de ficar estagnado em seus caminhos.
Entenda que isto é um sinal de força e maturidade – e não de fraqueza!
É assustador desistir de algo do qual você depende há muito tempo
Sempre é assustador desistir de algo do qual você depende há muito tempo, mas estar disposto a fazê-lo é muitas vezes a melhor coisa que você pode fazer por si mesmo e por sua vida.
É assustador porque nós, humanos, temos um desejo inato de estabilidade e conforto; a mudança ameaça ambas essas coisas – nestas horas entendemos o porque desapegar é tão difícil.
Quando fazemos mudanças em nossas vidas, grandes ou pequenas, estamos sempre correndo algum tipo de risco.
Há sempre algum nível de incerteza envolvido nesse processo de assumir riscos (mesmo que seja apenas decidir que cor de camisa usar hoje).
Portanto, quando você decide que finalmente é hora de largar algo que tem se agarrado à sua felicidade como uma âncora arrastada atrás de um navio no mar… bem… digamos que isso pode ser bastante intimidante!
Porque desapegar é tão difícil
Espero que você tenha achado este artigo útil e inspirador.
Eu sei que deixar ir pode ser assustador, mas também é uma parte necessária para crescer e evoluir.
Todos nós temos coisas em nossas vidas que nos impedem de ser felizes e alcançar nossos objetivos – e às vezes essas coisas até são boas!
Mas se elas não estão mais nos servindo, então precisamos deixá-las ir para que possamos começar a progredir novamente em direção aos sonhos que todos nós prezamos em nossos corações.
Assista sobre este assunto em nosso canal no YouTube.
Deixe um comentário