Planejamento Financeiro Pessoal | 7 Dicas para Fazer o Seu

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Roberto Kirizawa
em 04/04/2023

Compartilhe agora mesmo:

O planejamento financeiro pessoal é um dos maiores problemas que as pessoas têm, criando assim dificuldades nas finanças pessoais.

Estas coisas as levam a um estado em que não conseguem sequer pagar as contas a tempo.

Este tipo de estresse é algo que ninguém precisa.

O que é ótimo nestes tempos, porém, é que você pode facilmente encontrar maneiras de lidar com este problema e pôr um fim aos seus problemas financeiros de uma vez por todas.

A maioria de nós encontra problemas financeiros em algum momento; seja um pequeno problema como esquecer de comprar leite na mercearia ou um problema maior como uma dívida excessiva de cartão de crédito, soluções imediatas nem sempre são uma opção.

Não deixe que problemas financeiros perturbem sua vida. Gerencie suas finanças pessoais e comece um plano para poupar o seu rico dinheiro.

Analise sua situação financeira atual

O primeiro passo para fazer um plano financeiro pessoal é analisar sua situação financeira atual.

Faça uma lista de todas as suas dívidas, receitas, despesas e investimentos.

Se você ainda não o fez, comece a rastrear todas as suas despesas mensalmente usando um programa de computador, um app no celular ou até mesmo uma caderneta de papel.

Quando você souber para onde o dinheiro está indo, você pode começar a fazer mudanças para melhorar sua situação.

Isto o ajudará a entender onde você está financeiramente e o que precisa ser feito para alcançar seus objetivos.

Você pode descobrir que tem mais dívidas do que pensava ou que seus investimentos não tiveram um desempenho tão bom quanto o esperado.

Você também pode descobrir que não tem economias suficientes para a aposentadoria ou que seu fundo de emergência é muito pequeno.

Uma vez que você saiba onde está financeiramente, é hora de criar um plano para o futuro.

Defina seus objetivos financeiros

O próximo passo é definir seus objetivos financeiros. Seja para economizar para uma viagem, para a aposentadoria, para seu próprio negócio ou para qualquer outra coisa, estabelecer metas claras o ajudará a manter-se concentrado e motivado.

Se você não tiver certeza de quais são suas metas, comece com algumas dessas idéias básicas:

Economizar dinheiro para que você possa pagar uma casa ou pagar uma dívida

Construa um fundo de emergência para que você tenha dinheiro à mão se surgir algo inesperado

Economizar dinheiro a cada mês para despesas de viagem, como passagens aéreas e estadias em hotéis

Ganhe mais dinheiro para que você possa pagar as coisas que você quer e precisa na vida.

Defina o que você quer alcançar e quanto dinheiro você precisa para cada meta.

Tenha em mente que alcançar uma meta é mais do que apenas economizar dinheiro; você também precisa ter certeza de que o dinheiro estará disponível quando você precisar dele.

Isto significa que você precisa realizar o seu planejamento financeiro pessoal com antecedência para que quando chegar a hora, não haja obstáculos em seu caminho para o sucesso.

Se seu objetivo é comprar um carro à vista em dois ou três anos, escreva quanto dinheiro você precisará a cada mês e em qual período de tempo (24 meses ou 36 meses).

Você pode então começar a economizar para atingir essa meta colocando dinheiro de lado pelo menos uma vez por mês até atingir a quantia desejada.

Outra maneira de estabelecer metas financeiras é criando categorias como “poupança”, “investimentos”, “pagamento de dívidas”, etc.

Estabeleça um orçamento

O primeiro passo para o planejamento financeiro pessoal é a criação de um orçamento. Um orçamento é um plano de como você vai gastar e economizar seu dinheiro, incluindo os valores que você planeja gastar em moradia, alimentação, transporte e outras necessidades.

Com base em sua análise financeira, crie um orçamento realista e detalhado que leve em conta todas as suas despesas e receitas mensais. Isto o ajudará a controlar melhor suas finanças e a entender onde você pode economizar.

Talvez você queira considerar a criação de um fundo de poupança separado que você possa utilizar em caso de emergências (por exemplo, contas médicas ou reparos de veículos).

A elaboração do orçamento é um dos passos mais importantes a serem dados na gestão de suas finanças. Ele pode ajudá-lo a tomar melhores decisões sobre o que você gasta e economiza, além de lhe dar uma idéia de quanto dinheiro você tem sobrando no final de cada mês.

Se você é novo no orçamento ou nunca criou um antes, comece reunindo todas as suas informações financeiras. Você vai precisar:

Toda sua renda para o mês (incluindo o que sobrar de seu salário)

Suas despesas mensais (aluguel ou pagamento de hipoteca, serviços públicos, mercearias e outras necessidades)

Quaisquer outras despesas (roupas novas, entretenimento e jantar fora).

Pesquisas mostram que 70% das finanças familiares são gastas em despesas de subsistência. Se você quiser fazer seu dinheiro ir além, é vital fazer um orçamento.

Reduza seus gastos

Não importa o quanto você ganhe, você pode sempre encontrar maneiras de economizar dinheiro.

A boa notícia é que algumas das melhores maneiras de economizar dinheiro são também as mais fáceis.

Aqui estão algumas dicas sobre como cortar suas despesas e economizar mais dinheiro:

Analise suas despesas e encontre maneiras de reduzir seus gastos.

Por exemplo, você pode economizar dinheiro em sua conta de eletricidade reduzindo o consumo, ou cortando despesas desnecessárias, como compras por impulso.

Comece a economizar para a aposentadoria o mais cedo possível.

Configure contas de investimentos automáticas para que o dinheiro seja transferido automaticamente da conta corrente para conta de investimento a cada mês – desta forma você não será tentado a gastar tudo!

Se você tem um financiamento de carro que é muito caro, pergunte-se se vale a pena ficar ou se você poderia viver sem ele.

Aumente sua renda para ajustar o seu planejamento financeiro pessoal

É importante encontrar maneiras de aumentar sua renda.

Pode ser através de trabalho extra, investimentos, ou outros meios.

Por exemplo, você pode prestar serviços como autônomo, fazer doces ou salgados para entrega e assim por diante.

Você também pode criar novos fluxos de renda utilizando a internet, oferecendo serviços como redator freelance, editor de vídeos, webdesigner, ilustrador e diversas outras oportunidades que existem pequenos empresários precisando.

Da mesma forma pense em usar o seu tempo livre para melhorar suas habilidades e se tornar mais comercializável para futuros empregos.

Dessa forma haverá maior possibilidade de conseguir um salário maior do que você possui atualmente.

Investir é outra maneira de aumentar sua renda.

Você pode investir em ações, títulos e fundos mútuos.

Estes investimentos podem ajudar a aumentar sua riqueza ao longo do tempo e alguns até mesmo pagam dividendos sobre seus ganhos.

Porém é necessário estar ciente que dependendo do investimento que faça existe o risco de haver perdas.

Portanto se este for uma das opções que você for seguir, peça o auxílio de um especialista no assunto antes de começar a realizar os seus investimentos.

Crie uma reserva financeira

É importante ter uma reserva financeira para cobrir emergências e eventos imprevistos.

Por isso tente economizar pelo menos de seis a doze meses de despesas em uma conta de investimentos que não tenha riscos de perda como o caso de um fundo de renda fixa atrelado a 100% do CDI.

Se você não tiver um fundo de emergência, comece economizando dinheiro regularmente.

O tempo necessário para constituir seu fundo de emergência depende de suas receitas e despesas, mas o objetivo deve ser economizar o máximo que puder, o mais rápido possível.

Você também pode querer incluir uma pequena quantia de dinheiro para aposentadoria nesta conta para que não tenha que se preocupar em economizar para aposentadoria separadamente.

Ter uma reserva financeira pode ajudar você a dormir melhor à noite.

Ela ajuda a evitar que você mergulhe em seu fundo de emergência, o que significa que, se algo acontecer, você estará preparado.

Muitos especialistas recomendam manter seu fundo de emergência separado de sua conta corrente para que você não acabe gastando o dinheiro em momentos em que deseja fazer alguma estravagância.

Monitore e atualize seu planejamento financeiro pessoal

Monitore seu plano financeiro regularmente e faça ajustes quando necessário.

Como suas receitas, despesas e objetivos mudam, é importante atualizar seu plano para refletir estas mudanças e manter-se no caminho certo.

Lembre-se de que seu plano financeiro é um documento vivo e pode ser alterado conforme necessário.

Conforme novas metas são atingidas ou novos riscos surgem, talvez seja necessário revisar seu plano de acordo.

Considere revisar seu plano financeiro pelo menos uma vez por ano para garantir que ele ainda reflita suas metas e necessidades atuais.

Entenda que os planos financeiros são como mapas rodoviários.

Pois eles ajudam você a atingir seus objetivos financeiros especificando onde você está agora e onde você quer estar no futuro.

Os planos financeiros devem ser monitorados regularmente, pois eles podem mudar conforme as circunstâncias mudam.

Por exemplo, se uma pessoa perder seu emprego e tiver que encontrar outro que pague menos, ela pode precisar revisar seu plano financeiro para acomodar a nova situação.

Em alguns casos, é importante revisar seu plano financeiro, mesmo que as coisas estejam indo bem.

Por exemplo, se você está economizando para a aposentadoria e seus investimentos estão indo bem, é importante não apenas manter do jeito que está.

Mas também olhar para formas de melhorar – talvez investindo de forma mais agressiva ou diversificando tendo resultados mais interessantes desta forma.

7 Dicas para Fazer o Seu Planejamento Financeiro Pessoal

Você não tem que ser alguém que não consegue administrar suas finanças.

Até porque você não precisa olhar para trás em sua vida e odiar o que você vê.

O planejamento financeiro pessoal não é uma coisa difícil se você souber como fazer isso.

Por isso, siga estas dicas que foram criadas para pessoas como você – para aqueles que querem melhorar sua vida financeira.

O futuro está inteiramente em suas mãos, comece a administrá-lo agora.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


2 Comentários

  • Cicera disse:

    Bom dia! Gostei muito do conteúdo.Queria entender melhor como utilizar o cartão de crédito para pagar as contas que tem que ser paga todos os meses? você pode me ajudar?

    1. Olá Cícera! Para conseguir colocar suas contas fixas para serem pagas através do cartão de crédito é necessário verificar junto a empresa prestadora do serviço se ela aceita esta possibilidade.
      Muitas empresas já estão aderindo a este tipo de pagamento pois também é vantajoso para ela, evitando atrasos em seus recebimentos.
      Muito obrigado, abraço.