Maus Hábitos de Limpeza que estão Destruindo sua Casa

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Roberto Kirizawa
em 23/02/2023

Compartilhe agora mesmo:

Existem maus hábitos de limpeza que adquirimos ao longo do tempo e nem percebemos.

Depois de um longo dia de trabalho e deslocamento, a última coisa que você quer fazer é passar uma hora limpando sua casa.

Você só quer relaxar e descontrair. Entretanto, se você não limpar corretamente ou não limpar nada, sua casa não será saudável para você ou para aqueles que vivem lá com você.

Pode soar como um exagero, mas é verdade!

As casas sujas podem causar problemas de saúde, como alergias e crises de asma.

E não esqueçamos a segurança alimentar – se sua cozinha não for limpa regularmente, então isso significa que muitas bactérias podem crescer em superfícies que entram em contato com os alimentos.

Portanto, tome cuidado com estes maus hábitos de limpeza que todos nós devemos parar de fazer imediatamente.

Você não tem uma rotina de limpeza

Se você não tem uma rotina de limpeza, é hora de começar uma.

Uma boa rotina de limpeza é a base de qualquer casa saudável.

Ela ajudará a manter sua casa limpa, organizada e funcionando sem problemas – e isso ajuda a todos a se sentirem melhor!

A melhor maneira de criar uma rotina é pensando em todas as diferentes tarefas envolvidas em manter sua casa arrumada: coisas como aspirar, tirar o pó e limpar o chão; lavar a louça; lavar a roupa; levar o lixo para fora; esfregar pias e banheiros e assim por diante.

Em seguida, certifique-se de que cada tarefa tenha seu próprio dia em sua agenda para que não seja esquecida ou empurrada para outro dia, pois isso é uma coisa muito comum de acontecer.

Você não tem tempo para limpar

Um dos maus hábitos de limpeza acontece quando você está ocupado, tem coisas para fazer e sua casa é apenas mais uma coisa na lista.

Mas e se eu lhe disser que a limpeza leva apenas cerca de 30 minutos?

Pode parecer muito no início – e vai parecer ainda mais quando você estiver fazendo isso – mas uma vez feita, você perceberá que valeu a pena!

Então, como podemos garantir que nossas casas permaneçam limpas sem passar horas todas as semanas esfregando o chão e limpando as prateleiras?

Há várias maneiras, por isso continue lendo este artigo para entender isso.

Você não sabe como limpar corretamente

Se você não tem certeza de como limpar sua casa, está na hora de aprender.

O primeiro passo é entender o que você está limpando e quais as superfícies que precisam ser limpas.

Se você sabe que os pisos de madeira precisam de um tipo de limpeza diferente do que pisos de ladrilho ou pedra, então será mais fácil para você encontrar os produtos e ferramentas certos para o trabalho.

Quando se trata de realmente fazer o trabalho, há muitos métodos diferentes que podem ajudar a garantir o sucesso na eliminação da sujeira.

Mas também há alguns erros comuns que as pessoas cometem ao experimentar novas técnicas ou produtos de limpeza que podem desviá-los de seu objetivo de ter uma casa limpa.

Portanto, procure verificar antecipadamente com alguém de sua confiança se já experimentou determinado produto ou método de limpeza antes de decidir aplicá-lo.

Deixar a porta aberta é um dos maus hábitos de limpeza

Deixar a porta aberta é um dos maus hábitos de limpeza.

Ele permite a entrada de poeira e sujeira em sua casa, o que pode causar alergias, asma e outros problemas respiratórios.

Também causa correntes de ar quando você está tentando se manter quente durante os meses de inverno.

E se estiver chovendo lá fora? Bem, então há ainda mais motivos para não deixar sua porta da frente bem aberta!

Limpeza com trapos de prato sujos

Quando estiver limpando seus balcões de cozinha, não use um pano sujo.

A mesma regra se aplica a qualquer superfície que você limpe com um pano ou esponja: certifique-se de que esteja limpo antes de começar a limpar!

Se você tiver mais de um pano na cozinha, troque-o regularmente para que ele permaneça fresco e livre de germes.

Você pode até mesmo considerar investir em alguns toalhetes descartáveis para trabalhos de limpeza rápida quando não houver tempo para lavar todos os outros panos em sua casa.

Isto ajudará a manter as coisas sanitárias sem ter que se preocupar se eles foram usados pela última vez em frango cru ou mãos gordurosas (ou ambos).

Não se esqueça de secar as superfícies depois de lavá-las; o uso de esponjas muito molhadas corre o risco de deixar marcas de água nas paredes pintadas ou na madeira envernizada!

Não lavar a louça de imediato

Se você é como a maioria das pessoas, sua pia de cozinha provavelmente está cheia de pratos sujos.

O problema de deixar a louça suja acumulada em qualquer lugar é que pode ser difícil manter tudo limpo e higiênico.

Se você os deixar a louça suja por muito tempo, começarão a crescer bolor sobre ela.

Essa é a condição perfeita para acabar adoecendo.

Portanto, certifique-se de que todos os seus pratos sejam limpos após cada refeição ou lanche para que ninguém fique doente por comer algo naquele prato que acumulou germes enquanto estiver assistindo TV à noite!

Não usar um esfregão ou aspirador com frequência

Se você não costuma passar um pano no chão ou usar o aspirador com freqüência suficiente, será mais difícil limpar a casa.

A freqüência com que você deve passar um pano no chão ou aspirar depende do tamanho de sua casa, de quantas pessoas vivem lá e que tipo de piso (taco, piso frio ou carpete) foi instalado em toda ela.

Por exemplo: Se um apartamento tem três quartos e dois banheiros – com piso de madeira laminada em todos os quartos exceto um banheiro – você precisará fazer um aspirador sério uma vez a cada duas semanas (se não mais freqüentemente).

O mesmo vale para o esfregão; se houver animais de estimação na casa, então é preciso tomar cuidados extras na limpeza, pois os pêlos dos animais de estimação tendem a ficar mais longos do que os pêlos humanos!

Maus hábitos de limpeza da casa

Se você está procurando maneiras de tornar sua casa mais fácil de limpar, então considere parar estes maus hábitos.

Caso passe a realizar um pouco de limpeza por dia, você verá que ela pode consumir um pouco de tempo e energia durante a semana, mas na verdade tornam sua casa mais limpa a longo prazo.

Inclusive, experimente algumas novas técnicas de limpeza, como o uso de produtos naturais ou a utilização de dias específicos a cada semana.

Assim, não precisará fazer toda a limpeza de uma vez, em vez de esporadicamente ao longo de cada dia.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!