Fazer uma limpeza física e energética no final do ano é uma prática ancestral presente em diversas culturas.
Afinal, a virada do ano é um marco que representa um momento de transição e renovação em nossas vidas.
A ideia central é se livrar do que não serve mais, tanto em um nível material quanto em um nível energético, para dar as boas-vindas ao novo ano com leveza e positividade.
E só de falar assim já percebemos que tem tudo a ver com o minimalismo, não é mesmo?
Momento propício
A virada do ano é considerada um momento especialmente poderoso para realizar limpezas físicas e energéticas por várias razões:
- É um período naturalmente associado a novos começos e renovação, o que amplifica a intenção de transformação. Pensa comigo: você fica mais motivado a fazer o que tem que ser feito em um ambiente limpo e organizado ou em um ambiente sujo e cheio de tralhas? Pois é… só de imaginar já vem aquela sensação de peso e desconforto. É como se o ambiente bagunçado pesasse em nossos ombros, nos deixando mais lentos e desmotivados. Por isso, manter um espaço organizado é fundamental para nossa produtividade e bem-estar
- As energias coletivas estão mais voltadas para mudança e renovação, criando um campo energético favorável. Você pode até não perceber, mas a energia que o ambiente emana e que você emite determina muito do se estado de espírito em um local. Esse é uma outra motivo que você deve levar em consideração para fazer a limpeza física e energética na sua casa durante o período da virada do ano.
- O fechamento de um ciclo anual nos ajuda a identificar com mais clareza o que queremos levar para frente e o que precisamos deixar para trás. Realizando o a limpeza de virada do ano pontuamos o início de um novo ciclo. Nós somos seres que funcionam por ciclos. Seja o ciclo do dia, das estações ou do ano, sempre buscamos ritualizar esses momentos de transição para nos conectarmos com nossa essência e propósito. Por isso, a virada do ano é um momento tão significativo para fazermos essa pausa e reflexão.
Limpeza física e energética
A limpeza física e energética da casa estão profundamente conectadas, pois nosso ambiente físico influencia diretamente nossa energia e bem-estar, e vice versa.
Quando acumulamos objetos e sujeira, também acumulamos energias estagnadas.
Por isso, o ato de limpar e organizar vai muito além do aspecto visual – ele libera o fluxo de energia positiva no ambiente.
É a famosa energia chi da tradição milenar chinesa que também é muito levada em consideração no Feng Shui.
Alguns exemplos dessa conexão:
- Quando limpamos armários e gavetas, não estamos apenas organizando objetos, mas também liberando espaço mental e emocional.
- Ao nos desfazermos de itens que não usamos mais, praticamos o desapego e abrimos espaço para novas experiências.
- A limpeza de janelas e entrada da casa permite melhor circulação não só do ar, mas também das energias.
- Decorar a casa com plantas potencializa o efeito da limpeza energética após a física.
Por isso, é importante abordar a limpeza de forma holística – cuidando tanto do aspecto material quanto do energético, principalmente nesse momento do ano.
Assim, você poderá desfrutar de um ambiente que vai te trazer mais leveza, clareza e energia positiva.
Quando você entra em um espaço assim, é possível sentir imediatamente a diferença na sua disposição e bem-estar.
Sabe quando você vai a um lugar e se sente cansado, com ansiedade de sair e até fica com dor de cabeça?
Pois é… isso é consequência de tudo isso que estou falando.
Você não quer viver em um local desses, certo?
Por isso aproveite o marco do ano novo para fazer a sua limpeza física e energética da sua casa.
Assim, criamos um ambiente que não é apenas limpo e organizado, mas também energeticamente equilibrado e harmonioso.
Limpeza física
Vamos começar falando da limpeza física da casa.
O que podemos levar em consideração para preparar a casa nesse período?
- Limpeza de armários e gavetas: Tire tudo, limpe, organize e doe o que não usa mais há mais de 1 ano. Aproveite para trocar o produto antimofo se você costuma usar, ou passar um pano com vinagre e água para eliminar qualquer vestígio de mofo que possa ter se acumulado. Isso ajuda não só na limpeza física, mas também na purificação energética do ambiente, já que o mofo pode ser prejudicial tanto para a saúde quanto para as energias do espaço.
- Lavagem de cortinas e tapetes: Esses itens acumulam muita poeira ao longo do ano e precisam de uma atenção especial nesse período. Para lavar as cortinas, siga as instruções da etiqueta. Identifique o método de lavagem adequado – algumas cortinas precisam de lavagem a seco. Se puder lavar em casa, use água morna e sabão neutro para evitar danificar o tecido Não torça as cortinas, pois isso pode deformá-las – deixe escorrer naturalmente Seque na sombra para evitar desbotamento e, se possível, pendure ainda úmida para evitar amassados Para cortinas mais delicadas ou valiosas, considere a lavagem profissional para garantir sua conservação
- Limpeza de janelas e vidros: Além de melhorar a luminosidade, permite uma melhor circulação de energia na casa. Nós, aqui em casa costumamos usar uma solução de água e vinagre que funciona muito bem para deixar os vidros brilhando. A proporção que eu uso é de 1 parte de vinagre para 3 partes de água, e sempre limpo com jornal ou pano de microfibra para não deixar fiapos. Para finalizar, passo um pano seco para garantir que não fiquem marcas de água.
- Organização de documentos: Separe, arquive ou descarte documentos antigos, criando um sistema mais funcional para o novo ano. Eu sei que é trabalhoso, mas é um trabalho necessário. Talvez não dê para fazer isso de forma minuciosa agora nesse período, mas pelo menos faça o que dá e depois se comprometa a terminar de forma correta.
- Limpeza de eletrodomésticos: Faça uma limpeza profunda da geladeira, fogão, micro-ondas e outros aparelhos que acumulam sujeira. A cozinha é o coração da casa, é nela que preparamos nossos alimentos que nutrem nosso corpo e alma. Por isso, manter os eletrodomésticos limpos não é apenas uma questão de higiene, mas também de energia positiva que será transmitida para nossos alimentos.
- Lavagem de paredes e teto: Remova teias de aranha, marcas e sujeiras acumuladas ao longo do ano. Em alguns casos talvez seja necessário pensar em pintar as paredes.
- Organização do guarda-roupa: Faça uma revisão das roupas, separe o que não serve mais e organize por categorias. Pra quem é minimalista, como eu, e já mantém o guarda roupa organizado isso pode ser algo simples e rápido, porém eu sei que para muitas pessoas pode ser um desafio. Quem sabe seja a hora de começar a pensar em ser minimalista com suas roupas?
- Limpeza de colchões e estofados: Aproveite para higienizar esses itens que costumam acumular ácaros e poeira. Porque se você deixa passar momentos como esse para fazer esse tipo de limpeza, depois acaba não fazendo e sua saúde pode ser prejudicada.
- Organização da despensa: Verifique validades, descarte produtos vencidos e reorganize os itens de forma mais funcional. Esse é mais um item que não se tem o costume de fazer que por isso devamos aproveitar a ocasião.
- Limpeza de áreas externas: Varandas, quintais e jardins também precisam de atenção especial nessa época.
Lembre-se de fazer essa limpeza de forma organizada e sistemática, começando preferencialmente pelos cômodos superiores da casa (se houver) e indo em direção aos inferiores, sempre do fundo para a frente.
Dessa forma, fica mais fácil.
Limpeza energética
Muitos acham que a limpeza energética é algo místico ou complexo, mas na verdade é um processo natural e importante para manter o equilíbrio do ambiente.
Assim como fazemos a limpeza física para remover a sujeira visível, a limpeza energética nos ajuda a eliminar as energias densas e estagnadas que se acumulam em nossa casa.
É uma prática que pode ser realizada de diversas formas.
Mas o mais importante é você entender que a limpeza energética tem tudo a ver com a limpeza física.
Por exemplo, quando você passa o pano com a solução de água e vinagre no armário, além de estar limpando fisicamente, evitando a proliferação de fungos e bactérias, você também está purificando energeticamente o local.
O vinagre é conhecido por suas propriedades de limpeza energética, sendo usado há séculos em rituais de purificação.
Essa é apenas uma das formas de combinar a limpeza física com a energética, aproveitando os benefícios duplos de cada ação.
Outra forma que utilizamos bastante aqui em casa é a solução de álcool com cravo.
Usamos essa solução para limpeza física e energética, e ainda deixa um cheiro gostoso que afasta insetos como os mosquitos.
Um coringa para usar na casa como forma de cura energética são as plantas. Elas têm o poder natural de absorver energias negativas e purificar o ambiente.
Além de trazerem mais vida e beleza para a decoração, as plantas ajudam a manter o equilíbrio energético do espaço.
Facilitar a entrada da luz natural para dentro de casa, juntamente com deixar a casa arejada também é outra ótima opção para deixar o ambiente com uma boa energia.
Existem algumas outras possibilidades como os cristais, filtro de sal, defumação com ervas sagradas e o uso de sinos e sons harmoniosos que ajudam a limpar e equilibrar as energias do ambiente que não vem ao caso agora.
Os benefícios
Nós realizamos a limpeza física e energética da casa nesse período de virada do ano para que possamos:
- Entrar no novo ano com mais clareza mental e emocional;
- Criar espaço físico e energético para que novas oportunidades possam chegar até nós;
- Estabelecer intenções mais claras para o próximo ciclo, podendo ter o foco e energia necessária para alcançá-las.
Quando eu morei no Japão eu pude vivenciar de perto a tradição do “Oosouji” (grande limpeza), que acontece no final do ano.
É uma prática cultural onde todas as famílias dedicam os últimos dias de dezembro para fazer uma limpeza profunda em suas casas, preparando o ambiente para receber o ano novo com dignidade e respeito.
O que eu achei incrível é que isso é feito pela grande parte da comunidade japonesa.
Nas casas, no bairro, nos templos e inclusive nas empresas japonesas.
Eu cheguei a participar do “Oosouji” e pude viver essa experiência.
Foi muito gratificante.
Agora, você que acha que não vai ter tempo para conseguir fazer a limpeza física e energética da sua casa agora no fim do ano, não tem problema.
É possível fazê-la no início do ano também.
O que importa é fazer nesse período do ano novo.
Junte toda a família para participar, pois é interessante que todos possam fazer a sua parte e com isso poder vivenciar esse momento que pode ser um divisor de águas de como se encara a necessidade da faxina de fim de ano.
Se alguém da família não quiser participar, compartilhe este vídeo com eles.
É importante que todos entendam como uma casa limpa e organizada faz bem para todos.
Afinal, quando nosso espaço está em ordem, nossa mente também fica mais clara e tranquila.
Aproveitar esse momento de transição natural para realizar uma limpeza profunda pode potencializar os resultados e nos ajudar a começar o novo ano com mais leveza e propósito.
Deixe um comentário