Você está completamente sobrecarregado com a quantidade de desordem em sua casa, mas não consegue encontrar a motivação para se livrar dela?
Ou talvez você tenha conseguido reunir energia para começar, mas viu sua motivação desaparecer antes de fazer muito progresso.
De qualquer forma, você sabe que precisa lidar com o problema.
Mas desfazer-se das tralhas quando você não está com vontade pode parecer um desafio impossível, certo?
Felizmente, este é um desafio que você pode superar.
Com uma pequena mudança de mentalidade e a estratégia certa você pode encontrar a motivação para fazer o destralhe, mesmo quando não está muito a fim.
Por que perdemos a motivação para destralhar?
É fácil pensar que não teríamos problemas em encontrar a motivação para desfazer a bagunça… mas na prática, a história é outra.
Mesmo se você realmente não gosta da quantidade de desordem que existe na sua casa e deseja que isso mude, fazer o trabalho de fato não é algo que muitos esperam com ansiedade.
O ato de organizar e eliminar o que não é necessário pode consumir muito tempo e energia – dois recursos que já estão bem escassos em nossas vidas.
Exige uma quantidade surpreendente de capacidade mental e força para determinar o que fica e o que vai, e para se forçar a se despedir das coisas que você realmente não quer, mas ainda tem dificuldade em largar.
E pode ser uma tarefa tão grande que é fácil se sentir como se não tivesse feito nenhum progresso, mesmo depois de passar horas se livrando das tralhas.
E isso é especialmente verdadeiro se você está tentando destralhar um grande espaço de uma só vez!
Com isso em mente, é fácil entender como a bagunça se tornou um problema tão grande e como encontrar a motivação para realmente fazer uma mudança é um desafio.
Visualize o resultado desejado
Uma das principais razões para perdermos a motivação é que podemos passar horas desfazendo a bagunça do nosso espaço, e sentimos que mal fizemos algum progresso.
Mas pense bem. Provavelmente levou ANOS para acumular toda a bagunça em sua casa.
Você realmente acha que conseguirá arrumar tudo em uma ou duas horas?
Para a maioria de nós, vai levar muito mais tempo do que isso para terminar o trabalho – ou até mesmo para começar a notar uma diferença significativa em nossas casas.
Por isso, é tão importante visualizar o resultado final.
Feche os olhos e imagine sua casa livre de toda essa bagunça e lixo.
Como seria relaxar em um espaço limpo e sem bagunça?
Como seria bom encontrar rapidamente e facilmente as coisas que você está procurando, sem ter que revirar coisas desnecessárias?
Assim, você pode recorrer a esses sentimentos quando encontrar um obstáculo e encontrar a motivação para continuar.
Defina pequenas metas
Não espere para comemorar até que você tenha destralhado toda a sua casa.
Ao invés disso, divida a tarefa em metas menores e mais gerenciáveis.
Fazer isso não apenas diminuirá a sensação avassaladora de destralhar e nunca acabar, mas também lhe dará motivos para celebrar seu progresso ao longo do caminho.
Essas metas podem ser tão grande quanto arrumar um cômodo inteiro ou tão pequena quanto ajeitar um canto, armário ou gaveta – o que fizer mais sentido para você.
Quando você alcançar sua meta e atingir seu marco, comemore!
Dê a si mesmo uma pausa rápida.
Tire uma foto de antes e depois e admire seu progresso.
Você pode encontrar maneiras de se presentear enquanto ainda vive de maneira minimalista.
Algumas ideias são tomar um café com um amigo, fazer uma caminhada em uma área que você ama, ou tirar um tempo para ler aquele livro que você tem vontade de ler.
Escolha algo que seja gratificante para você, mas que ainda esteja alinhado com seus objetivos.
Ao celebrar seu sucesso e vincular seu progresso a coisas positivas, será mais fácil do que nunca encontrar a motivação para fazer ainda mais progresso.
Use um cronômetro
Outra ótima estratégia para encontrar sua motivação para realizar o seu destralhe é usar um cronômetro.
Se a ideia de passar o dia todo destralhando de coisas te deixa exausto, que tal uma hora? Ou 30 minutos?
Se você está com o tempo apertado ou realmente lutando para encontrar motivação, até mesmo 5 ou 10 minutos podem fazer uma grande diferença.
Pegue seu celular e ajuste o cronômetro para o tempo que você decidir – e comprometa-se a focar em se desfazer de coisas até que o cronômetro toque.
Evite todas distrações, arregace as mangas e comece a trabalhar.
Quando você está focado, pode se surpreender com o quanto de progresso consegue fazer.
E quando o cronômetro tocar, pare e admire o progresso que fez.
Neste ponto, você pode ou dar um tempo e descansar ou usar sua nova motivação para continuar. Você é quem decide.
Lembre-se do porquê
Existem vários motivos pelos quais você pode querer simplificar e organizar seu espaço.
Concentrar-se nos benefícios de uma casa organizada pode te ajudar a recuperar sua motivação.
Talvez você queira criar um ambiente mais tranquilo para realmente relaxar.
Ou talvez esteja cansado de perder tempo procurando itens perdidos.
Pode ser que você queira economizar mais dinheiro e espera recuperar parte dele vendendo itens indesejados.
Outra motivação pode ser querer menos distrações em casa, para que você tenha mais tempo e atenção para se concentrar nas coisas e nas pessoas mais importantes para você.
Ou você pode estar pensando em não querer deixar uma vida inteira de coisas para seus entes queridos terem que lidar depois que você se for.
Se você passou por isso após o falecimento de familiares, isso se torna uma grande motivação para não fazer isso com os membros da sua família.
Seja qual for o seu motivo, mantenha-o em mente.
Esses lembretes importantes sobre a organização podem te ajudar a recuperar sua motivação mesmo quando você não está muito a fim de organizar.
Embora encontrar a motivação para se desfazer das tralhas quando você realmente não está com vontade possa ser um desafio, é um desafio que você pode superar.
E uma vez que você pegar o ritmo, vai se surpreender com o quanto de progresso você pode fazer na organização do seu espaço.
Se você está tendo dificuldades para encontrar a motivação necessária para se desfazer das tralhas, utilize essas dicas que enfim o destralhe pode sair do pensamento e partir para a ação.
Deixe um comentário