COMO É SER MINIMALISTA EM SÃO PAULO

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Roberto Kirizawa
em 24/07/2024

Compartilhe agora mesmo:

Como eu optei por estar vivendo por um tempo como nômade digital eu me peguei com a seguinte pergunta em minha mente: “Como será que é viver o estilo de vida minimalista em diferentes cidades e até em diferentes países?”

Então para você que está aqui comigo, me acompanhando nessa jornada, eu resolvi colocar meus pontos de vista de como é viver de forma minimalista nos lugares em que eu for passando.

E claro, como não podia ser diferente, vamos começar por São Paulo.

Custo de vida em São Paulo

Vamos começar com o custo de vida em São Paulo.

São Paulo, sendo a maior cidade do Brasil e uma das maiores cidades do mundo, é também uma das cidades mais caras para se viver no país.

O custo de vida é alto, especialmente quando se trata de moradia e alimentação.

Eu e minha esposa conseguimos amenizar este pontos de duas formas.

Primeiramente fazendo uma procura extensa até conseguir encontrar um apartamento que tivesse um custo benefício dentro do nosso orçamento.

Por fim, nós optamos por pegar um apartamento no estilo estúdio que atende plenamente nossas necessidades, apesar do tamanho bem reduzido.

E também um fator que nos ajuda bastante é que nós preferimos fazer nossas refeições em casa mesmo, pois além de saber exatamente o que estamos comendo, conseguimos ter qualidade a um custo bem mais em conta do que comer fora todos os dias.

Transporte

O transporte em São Paulo é bastante diversificado. A cidade possui uma vasta rede de metrôs e ônibus que cobrem a maior parte da cidade, e também tem muitos táxis e serviços de carona, como Uber e 99 Taxi.

No entanto, o trânsito pode ser muito intenso, principalmente em horários de pico.

Além disso, a cidade também tem uma crescente rede de ciclovias para aqueles que preferem um meio de transporte mais ecológico.

No entanto, como em qualquer grande cidade, é importante planejar bem o seu trajeto para evitar congestionamentos e atrasos.

De qualquer forma, o metrô de São Paulo, pra mim, é o ponto forte de se viver em aqui.

Apesar de saber que em determinados horários ele fica bem lotado, não se pode desconsiderar a facilidade que ele traz à vida dos moradores da cidade.

Eu e minha esposa usamos o metrô para andar por toda a cidade e sempre atendeu bem à nossas necessidades, forma ágil e barata.

É graças ao metrô de São Paulo que podemos viver aqui sem a necessidade de ter carro, inclusive fazendo falta alguma.

Consumo e compras

São Paulo é uma cidade que oferece muitas oportunidades para compras conscientes e locais.

Existem inúmeros mercados de produtores onde é possível comprar alimentos frescos e de origem local, o que ajuda a apoiar a economia local e reduzir a pegada de carbono.

Além disso, a cidade é repleta de brechós e mercados de segunda mão, onde é possível encontrar uma variedade de itens usados, desde roupas, móveis e eletrônicos.

Esses espaços não só permitem que você faça compras de forma mais econômica e sustentável, como também promovem a economia circular, dando uma nova vida a itens que de outra forma poderiam acabar em aterros sanitários.

No entanto, apesar dessas facilidades, vale ressaltar que o ritmo de vida acelerado de São Paulo e a cultura de consumo prevalecente podem apresentar desafios para aqueles que buscam viver de forma minimalista por aqui.

A constante exposição a novidades e tendências pode levar ao consumo impulsivo se você não tiver a mentalidade correta.

Portanto, é importante manter-se consciente e intencional em suas decisões de compra.

Trabalho e renda

O mercado de trabalho em São Paulo é caracterizado por sua flexibilidade.

A cidade, sendo um centro de negócios e inovação, oferece grande variedade de oportunidades para trabalho remoto e freelancing.

Existe muitas oportunidades de fazer renda através de plataformas como Uber e 99 Taxi, entregas pelo iFood, dog walking, entrega de marmitas, e assim por diante.

Esses tipos de trabalho permitem que se tenha mais controle sobre o próprio tempo e recursos, o que é favorável ao estilo de vida minimalista.

Para quem é criativo e sabe criar uma rede de contatos, aqui é um lugar bem interessante para se viver.

Lazer e Entretenimento

Pra mim, juntamente com o metrô na categoria transporte, a parte de lazer e entretenimento em São Paulo é um ponto muito favorável para quem tem o estilo de vida minimalista.

Eu e minha esposa estamos aproveitando o acesso a tanta cultura que existe por aqui de forma gratuita.

Já fomos conhecer o Museu do Ipiranga, o MASP (Museu de Arte de São Paulo) e o edifício Martinelli.

Na Sala São Paulo, além de fazer a visita guiada para conhecer a sua história, já assistimos algumas apresentações de orquestras.

Pudemos contemplar a vista de São Paulo do alto pelo mirante do Sesc da Paulista.

Assistimos o teatro História Sem Fim que está em cartaz no prédio da Fiesp.

E ainda passeamos no Parque do Ibirapuera, Avenida Paulista que fica fechada para o trânsito aos domingos, bairro da Liberdade e muito mais.

Tudo isso de forma totalmente gratuita.

E ainda tem muitos passeios que estão na nossa lista para fazer!

São muitas oportunidade de acesso à cultura e ao lazer que temos por aqui.

Cultura e mentalidade local

Agora, a cultura e a mentalidade local em São Paulo podem apresentar desafios e oportunidades para o estilo de vida minimalista.

Por um lado, a cidade é conhecida por seu ritmo acelerado e estilo de vida orientado para o consumo, o que pode dificultar a adoção de um estilo de vida mais consciente e simplificado.

Por outro lado, São Paulo é uma cidade diversificada e progressiva, com uma crescente conscientização sobre práticas sustentáveis e de consumo consciente.

Isso pode facilitar a prática do minimalismo, já que existem muitas comunidades e recursos disponíveis para apoiar esse estilo de vida.

O fato é que para quem tem uma mentalidade voltada o estilo de vida minimalista, aqui em São Paulo existem muitas possibilidades que podem ser aproveitadas.

Porém, para quem não pensa desse jeito, também é muito fácil cair em um estilo de vida consumista e de alto custo.

O mais importante é a pessoa saber o que quer da vida, saber se virar e procurar os melhores caminhos para se alcançar seus objetivos, sejam financeiro ou de vida mesmo.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!