50 ITENS QUE OS MINIMALISTAS DESAPEGAM NO PRIMEIRO DESTRALHE

Tempo de leitura: 13 min

Escrito por Roberto Kirizawa
em 29/09/2023

Compartilhe agora mesmo:

Quando decidimos fazer uma limpeza em casa, é comum nos depararmos com muitos objetos que não usamos mais e que estão apenas ocupando espaço.

Os minimalistas acreditam que se livrar dessas coisas pode trazer mais liberdade e felicidade.

E como eu sei que você quer um ajuda no seu destralhe, resolvi levantar os 50 itens mais comuns de serem destralhados pelos minimalistas em seu primeiro destralhe da casa, e também a justificativa que usaram para terem feito esta escolha.

É importante lembrar que esta é uma lista com os itens mais comuns. Mas que nem tudo que esta nela pode refletir a sua realidade. Apenas utilize-a como referência para ajudar com o seu destralhe, ok?

  1. Roupas que não são usadas há mais de um ano – Um dos maiores problemas de ter muitos itens nos armários ou gavetas é que pode ser difícil encontrar o que estamos procurando. Além disso, pode criar uma desordem desnecessária e tornar mais difícil manter o espaço organizado. Portanto, é importante avaliar regularmente nossas coisas e se livrar daquelas que não servem mais a um propósito, a fim de criar um espaço de vida mais funcional e eficiente.
  2. Sapatos que não são usados há mais de um ano – É importante lembrar que esses itens ocupam espaço e podem estar desgastados ou fora de moda. Além disso, manter um grande número de sapatos pode tornar mais difícil encontrar o que você realmente precisa e resultar em desordem desnecessária.
  3. Acessórios de moda que não são usados há mais de um ano – Existem diversos acessórios de moda que, por uma série de motivos, podem acabar não sendo utilizados por mais de um ano. Eles podem ter perdido a popularidade ou estar fora de moda, ou talvez você tenha mudado o seu estilo pessoal ao longo do tempo. Além disso, a rotatividade da moda é algo muito comum, o que faz com que muitos acessórios acabem ficando esquecidos no fundo do armário.
  4. Bijuterias quebradas ou sem par – Elas podem ser consideradas como itens que já cumpriram seu propósito principal, mas ainda assim ocupam espaço em nossa casa. Embora possam não ter mais utilidade em sua forma original, esses objetos podem ser doados para outras pessoas e se tornar recursos valiosos para projetos de artesanato e atividades criativas.
  5. Livros que não são mais lidos – Eles podem estar desatualizados ou não serem mais do seu interesse. Existe também a possibilidade ter livros duplicados por ter adquirido uma nova versão ou até ter ganhado de presente um livro que já tinha.
  6. CD’s que não são mais ouvidos – Eles ocupam espaço, juntam poeira e devido a música poder ser ouvida online acabam não sendo usados.
  7. DVD’s que não são mais assistidos – Como os CD’s, eles ocupam espaço, juntam poeira e os filmes podem ser assistidos online. Além de que na maioria dos casos, as pessoas já nem tem mais o aparelho de CD ou DVD funcionando adequadamente em casa.
  8. Equipamentos esportivos que não são mais usados – Eles ocupam espaço e podem estar desgastados. Muitas vezes as pessoas já não praticam mais o esporte ou foram comprados para o eu do futuro que nunca se concretizou, ou seja, sabe quando você quer aprender jogar tênis e por isso sai comprando tudo que precisa para praticar este esporte, mas só fez 3 aulas e nunca mais voltou a praticar… Pois é, neste caso realmente é melhor desapegar mesmo destes itens.
  9. Aparelhos eletrônicos antigos – Eles ocupam espaço e podem não funcionar mais ou serem incompatíveis com as tecnologias atuais. É muito mais comum do que você imagina as pessoas terem em suas casas aparelhos eletrônicos que não funcionam e ficam justificando que vão mandar consertar, mas nunca o fazem. Isso acontece porque, na realidade, elas não precisam mais destes aparelhos. Ou seja, passou da hora de descartá-los.
  10. Utensílios de cozinha que não são usados há mais de um ano – Eles ocupam espaço e podem estar desgastados ou já foram comprados novos e os antigos continuam ali, no canto da gaveta, apenas atrapalhando.
  11. Móveis quebrados ou desgastados – Eles ocupam espaço e podem ser perigosos se você pensar em uma cadeira que está bamba ou com um dos pés quebrados, ou até mesmo não serem usados porque são desconfortáveis, e neste caso é melhor desapegar deles.
  12. Decorações de parede que não são mais do seu estilo – Elas ocupam espaço e podem não combinar mais com a decoração da casa. Às vezes a pessoa muda de casa e traz consigo a decoração da casa antiga, mas ela acaba não combinando mais com o novo ambiente ou estilo de vida que a pessoa tem.
  13. Papéis antigos e sem utilidade – Eles ocupam espaço e podem ser jogados fora ou digitalizados. Por mais que o papel parece ser fino e não ocupar muito espaço, quando falamos em um calhamaço dele a história muda de figura. Portanto é melhor desfazer deles, pois a coisa só tendo a piorar, conforme o tempo passa.
  14. Caixas de papelão vazias – Elas ocupam espaço desnecessário e podem ser recicladas. Se você está guardando-as achando que vai usá-las, mas nunca usa, é melhor desfazer delas.
  15. Brinquedos antigos – Eles ocupam espaço e podem estar quebrados, o que pode ser perigoso para as crianças. Neste caso, sempre é bom solicitar a ajuda da criança para aproveitar o momento e conscientizá-la da importância de manter o ambiente organizado e sem tralhas.
  16. Jogos de tabuleiro que não são mais jogados – Eles ocupam espaço e podem estar incompletos ou desatualizados. Olha, confesso que este item eu ainda não tinha visto anteriormente em nenhuma lista de destralhe.
  17. Instrumentos musicais que não são mais tocados – Eles ocupam espaço e podem estar desgastados, fora isso você pode não estar mais tocando ou o instrumento pode estar quebrado.
  18. Ferramentas que não são mais usadas – Elas ocupam espaço e podem estar desgastadas, quebradas ou ser para uma determinado uso que você não tem mais.
  19. Produtos de beleza vencidos – Eles podem ser perigosos ou ineficazes. Este é um item muito comum nas listas de destralhe das pessoas.
  20. Peças de arte que não são mais do seu estilo – Elas ocupam espaço e podem não combinar mais com a decoração da casa ou do seu estilo.
  21. Velas que não são mais queimadas – Muitas pessoas passaram a utilizar aromatizadores de ambiente e deixaram as velas aromáticas de lado.
  22. Potes de plástico sem tampa ou quebrados – Eles ocupam espaço e não têm utilidade. Devem ser descartados.
  23. Canetas e lápis sem tinta ou quebrados – Eles ocupam espaço e não têm utilidade. Muitas vezes acabam virando tralhas acumuladas pela casa por causa da falta de atenção em jogá-los imediatamente quando identificados. Nunca devemos devolver uma caneta sem carga para a gaveta. Tem certa ações rápidas que a procrastinação só atrapalham.
  24. Calendários antigos – Eles ocupam espaço e têm informações desatualizadas. Fora que geram um aspecto muito ruim para o ambiente ter calendários antigos, amarelados e às vezes até mofados.
  25. Itens de papelaria que não são mais usados ou que já foram usados e não tem mais serventia. Alguns exemplos incluem cadernos antigos que já foram completamente preenchidos, borrachas ressecadas, clipes enferrujados, grampeadores quebrados, entre outros. É importante lembrar que o descarte adequado desses itens pode contribuir para a preservação do meio ambiente, já que muitos deles possuem componentes que podem ser reciclados.
  26. Celulares antigos – Celulares antigos não só estão desatualizados, mas também tendem a ocupar espaço desnecessário em nossas casas. Esses dispositivos também podem se tornar não funcionais ao longo do tempo ou até mesmo serem incompatíveis com as tecnologias atuais. É importante descartá-los adequadamente e reciclá-los para evitar riscos ambientais. Além disso, vale ressaltar que alguns telefones antigos ainda podem conter informações pessoais que podem representar um risco se não forem completamente apagados. Portanto, é recomendável tomar as medidas necessárias para apagar todos os dados antes de se livrar deles. Existem várias opções para reciclar telefones celulares antigos, incluindo locais de entrega e programas de envio pelo correio. Ao fazer isso, não só criamos mais espaço em casa, mas também contribuímos para o bem-estar do nosso planeta.
  27. Cabos e fios antigos – Muitas pessoas têm em casa cabos e fios antigos que já não são mais utilizados e que só ocupam espaço. Além disso, muitas vezes esses cabos, como os celulares antigos, são incompatíveis com as tecnologias atuais, o que pode gerar dificuldades na hora de conectar os dispositivos. Para solucionar esse problema, é importante realizar uma limpeza e descarte adequado desses materiais. É possível inclusive reciclá-los, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Vale ressaltar que a tecnologia está em constante evolução e é importante manter-se atualizado para não acabar perdendo informações que sejam importantes para você.
  28. Molduras sem fotos – As molduras sem fotos ocupam espaço desnecessário e não têm utilidade. Elas podem ser facilmente descartadas, doadas ou até mesmo reutilizadas para outros fins. Além disso, manter essas molduras pode contribuir para a acumulação de objetos desnecessários em casa, tornando mais difícil manter um ambiente organizado e funcional.
  29. Lençóis e cobertores extras – Ter muitos lençóis e cobertores extras pode dificultar a organização do armário ou do espaço de armazenamento. É importante avaliar regularmente nossas coisas e se livrar daquelas que não servem mais a um propósito, a fim de criar um espaço de vida mais funcional e eficiente.
  30. Travesseiros extras – Muitas pessoas tinham vários travesseiros extras que deixavam de enfeite em cima da cama, e que ao passar a ter o estilo de vida minimalista mudaram este hábito.
  31. Roupas de cama extras – Se você tem muitas roupas de cama extras ocupando espaço em seu armário ou gavetas e deseja se livrar delas, saiba que essa é uma atitude importante para criar um ambiente mais funcional e organizado. Além disso, pode ser uma oportunidade para doar esses itens para pessoas que realmente precisam. Antes de se desfazer das roupas de cama, avalie cada uma delas e separe as que estão desgastadas, rasgadas ou manchadas para descarte. Já as que estão em bom estado podem ser doadas para instituições de caridade ou para amigos e familiares que precisam. Outra opção é doar para instituições que cuidam de animais abandonados.
  32. Cortinas antigas – Cortinas que foram guardadas quando mudou de casa ou que foram trocadas porque as antigas estava em mal estado, acabam virando tralhas em casa. A melhor coisa a se fazer é destralhar.
  33. Lâmpadas antigas – Pessoas que trocaram as lâmpadas pelas de LED a fim de economizar, não precisam guardar as antigas. É melhor doar.
  34. Fios de extensões elétricas sem utilidade – Apesar das extensões de fiação elétrica terem sido trocadas após a atualização do tipo de conector que houve no Brasil, muitas pessoas ainda guardam as antigas mesmo já tendo comprado novas para substituí-las. Dessa forma é melhor descartá-las.
  35. Velhos cartões de Natal – Guardar papeis e afins acaba ocupando muito espaço e na maior parte das vezes nunca recorremos a eles para recordar velhas lembranças, mesmo sendo este o motivo de guardar. É melhor escanear ou tirar fotos digitais dos cartões recebidos para que possamos desapegar dos originais, desocupando espaço em casa e ainda mantendo a versão digital para futuras lembranças.
  36. Itens de cozinha quebrados – Quando temos um item de cozinha quebrado, muitas vezes compramos um item novo e acabamos não descartando o antigo. Por isso eles acabam virando tralhas que apenas ocupam espaço em casa.
  37. Vasos e potes de plantas quebrados ou sem uso – Estes são os tipos de itens que é normal protelar descartar depois e que nunca acabamos descartando.
  38. Velhos presentes que nunca foram usados – Temos a sensação de que estamos desmerecendo a amizade ou o sentimento das pessoas que nos presentearam se doamos ou trocamos os presentes recebido, mas isso não deve ser um empecilho para doá-lo para outra pessoa que fará melhor uso que você.
  39. Malas antigas que não são mais usadas – Hoje em dia existem muitas malas modernas mais leves e que acomodam melhor as roupas e por isso acabamos comprando novas malas, mas acabamos não desfazendo das antigas. Fora isso eu aconselho seriamente você pensar em começar a viajar como um minimalista, com apenas uma mochila com tudo que precisa para sua viagem e desta forma não precisará gastar tempo em esperar sua mala na esteira dos aeroportos e ainda ter o estresse do extravio ou ter elas danificadas durante a viagem.
  40. Bolsas e mochilas antigas que não são mais usadas – Muitas pessoas adoram colecionar bolsas e mochilas. Apesar de poder ser utilizadas como um acessório, pense em ter apenas uma do modelo e cor que consiga compor o visual com todos os tipos de roupas que possui.
  41. Enfeites de Natal que não são mais usados – Apesar de haver aqueles enfeites que usamos todos os anos, existem aqueles que não gostamos muito e que acabam sempre ficando de fora. Ou seja, apenas ocupam espaço e não são importantes para nós. Estes você deve desfazer.
  42. Itens de higiene pessoal vencidos – Eles são mais comum do que você pensa na lista de destralhe das pessoas que estão ingressando no minimalismo. Não esqueça de conferi-los.
  43. Remédios vencidos – Eles podem ser perigosos ou ineficazes. Dê uma verificada na sua caixa de remédios e primeiros socorros.
  44. Velhos recibos e contas pagas – Eles ocupam espaço e podem ser digitalizados. Apenas tome cuidado para manter o que é obrigatório por lei e pelo tempo necessário. Inclusive eu já fiz um conteúdo sobre isso no canal.
  45. Brindes de eventos corporativos – Quem nunca recebeu brindes de empresas? O problema é que na maior parte das vezes eles não são coisas que precisamos ou que tem real utilidade em nossas vidas. Ou seja, apenas ocupam espaço precioso das nossas casas.
  46. Peças de bicicleta quebradas ou sem uso – Este é mais um item que eu não tinha visto ainda nas listas anteriormente. E pensando bem, até que faz sentido. Muita gente tem bicicleta e com ela acabamos tendo muitas coisas relacionadas a elas. São mais um item para se considerar na hora de fazer o seu destralhe.
  47. Itens de limpeza que não são mais usados – Às vezes você compra um produto de limpeza novo que resolveu experimentar mas acabou decepcionando-se com o resultado ou não gostou do perfume dele. Então pra quê ficar guardando? Apenas para esperar vencer e ter que depois descartar? Doe para alguém que possa aproveitar melhor este produto do que você.
  48. Peças de carro quebradas ou sem uso – Não é porque o mecânico deixou as peças antigas que foram trocadas e o resto do refil da graxa, óleo e outros consumíveis com você, que é necessário guardar tudo isso. Dê um fim nisso tudo assim que possível.
  49. Itens de costura quebrados ou sem uso – Muito mais pessoas que eu imaginava, possuem o hobby de costurar, tricotar ou fazer crochê. Porém quando alguns apetrechos quebram ou você não curtiu tanto, descarte ou passe pra frente para quem possa ser mais útil.
  50. Velhas revistas – Temos a tendência de guardar revistas pensando que tem alguma informação importante que poderemos usar no futuro. Mas creia em mim, no em que você precisar desta informação você vai procurar na internet e não vai ficar gastando seu tempo procurando nas revistas antigas que possui. Por isso, dê um fim adequado nelas.

Gostou da lista? Quais itens você já desapegou ou se identificou para desapegar?

Lembre-se de que o minimalismo é um processo e que é importante avaliar regularmente as coisas que possuímos para criarmos um ambiente mais funcional e organizado.

Ao desapegar desses itens, você pode ter mais espaço e liberdade para viver uma vida com menos distrações e estresse.

Além disso, ao descartar ou doar esses itens adequadamente, você pode contribuir para a preservação do meio ambiente e ajudar outras pessoas que podem precisar desses itens.

Então, que tal iniciar o processo de destralhe em sua casa hoje mesmo?

Só assim você poderá conquistar uma vida leve, com significado.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!