5 ITENS QUE PASSEI A CONSUMIR MAIS APÓS TORNAR-ME MINIMALISTA

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Roberto Kirizawa
em 18/10/2023

Compartilhe agora mesmo:

Ao adotar um estilo de vida minimalista, é possível perceber que a simplicidade pode ser uma benção para as finanças.

Ao invés de comprar produtos descartáveis e de baixa qualidade, que precisam ser substituídos com frequência, os adeptos do minimalismo optam por gastar mais com produtos de qualidade e duráveis, que podem durar anos ou até mesmo décadas.

Os benefícios do minimalismo vão além do consumo consciente.

Muitas pessoas também investem em experiências significativas e em atividades que promovem bem-estar e saúde, como viagens para lugares exóticos, a prática de esportes e a meditação.

Essas atividades podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar o humor e a saúde mental.

Além disso, o minimalismo pode ser uma forma de se desconectar de um mundo cada vez mais conectado.

Ao reduzir a quantidade de coisas que possuímos, podemos nos concentrar em coisas mais importantes, como nossos relacionamentos e nossas metas pessoais.

O minimalismo nos ajuda a encontrar a liberdade em nossas vidas, nos permitindo viver com mais propósito e significado.

Livros

Um dos motivos de eu ter mudado o meu estilo de vida foi a falta de tempo.

Quando estamos com o dia cheio e atarefado, fica difícil de conseguir um tempo para ler um livro, mesmo sendo uma pessoa que gosta deste tipo de atividade.

Eu adorava ler livros e me perdia nas histórias e conhecimentos que me eram apresentados nos diversos livros que eu costumava ler.

Porém em um dado momento da minha vida, eu percebi que tinha deixado de lado um dos meus passatempos prediletos com a justificativa de que não tinha tempo pra nada.

Após passar a ter o estilo de vida minimalista, comecei a fazer minhas reflexões para conseguir criar a vida que eu quero.

E por este motivo identifiquei que estava na hora de voltar a ler os meus queridos livros.

Para você que me acompanha a um tempo, sabe que eu tenho adotado a leitura através de livros digitais para facilitar meu deslocamento e viagens podendo carregar minha biblioteca comigo o tempo todo, sem necessariamente ter que carregar mais peso.

Dessa forma eu tenho adquirido mais livros nos últimos tempos e estou muito feliz por isso.

Roupas de qualidade

Como minimalista, opto por comprar roupas de qualidade e tecnológicas, mesmo que sejam um pouco mais caras.

Isso porque, em longo prazo, elas acabam sendo mais econômicas e sustentáveis.

Ao investir em peças duráveis e atemporais, evito gastar dinheiro em roupas descartáveis que precisam ser substituídas frequentemente.

Além disso, ao escolher roupas de qualidade, posso ter certeza de que elas são produzidas de forma ética e sustentável, sem prejudicar o meio ambiente.

Outro benefício de investir em roupas tecnológicas é que eu procuro comprar roupas com determinadas qualidades como ter ação anti odor, não desbotar, não precisar passar, ser respirável e ter bom caimento.

Com peças que me vestem bem e são confortáveis, sinto mais segurança e autoestima no meu dia a dia.

Dessa forma, conforme apareciam peças de roupas com a necessidade de serem trocadas no meu guarda roupa, eu passei a tomar o cuidado de comprar apenas roupas de qualidade que atendessem esses critérios.

Alimentos frescos e saudáveis

Com o estilo de vida minimalista, passei a priorizar a minha saúde e bem-estar, e uma das maneiras de fazer isso é através da alimentação.

Ao invés de comprar comida processada e pronta para consumo, que muitas vezes é rica em conservantes e aditivos, opto por alimentos frescos e saudáveis.

Isso inclui frutas, verduras, grãos integrais, proteínas magras e outros alimentos nutritivos.

Eu consegui diminuir bastante a proporção de alimentos processados da minha alimentação diária.

Ao escolher alimentos frescos e saudáveis, posso ter certeza de que estou cuidando do meu corpo e da minha saúde.

Além disso, ao cozinhar em casa e preparar as minhas próprias refeições, economizo dinheiro e evito o desperdício de alimentos.

O minimalismo me ensinou que a simplicidade pode ser uma benção para a saúde, e a alimentação é uma parte fundamental disso.

Experiências

Como minimalista, percebi que minha felicidade não estava relacionada a possuir mais coisas materiais, mas sim em viver experiências significativas e memoráveis.

Por isso, passei a priorizar viagens, passeios culturais e atividades ao ar livre, em vez de gastar dinheiro em compras desnecessárias.

As experiências me permitem conhecer novos lugares, culturas e pessoas, além de me proporcionar momentos de aprendizado e crescimento pessoal.

Além disso, as experiências são algo que ninguém pode tirar de mim, e que permanecem na minha memória por muito tempo.

Enquanto produtos materiais podem se desgastar ou perder o valor com o tempo, as experiências são algo que sempre terei comigo e que me enriquecem como pessoa.

Por isso, como minimalista, passei a direcionar meu dinheiro e tempo para as coisas que realmente importam e me fazem feliz.

Educação

Como minimalista, priorizo o meu desenvolvimento pessoal e acredito que a educação é uma ferramenta fundamental para isso.

Por essa razão, dedico uma parte dos meus ganhos financeiros para investir em cursos, aulas, seminários e livros que possam me ajudar a crescer e evoluir.

Entendo que a mudança é uma constante na vida e que precisamos nos manter em contínua evolução para sermos melhores a cada dia.

A educação é uma forma de adquirir novos conhecimentos, habilidades e perspectivas que podem nos ajudar a alcançar nossos objetivos pessoais e profissionais.

Além disso, a educação pode ser uma forma de nos mantermos atualizados em relação às mudanças e transformações que acontecem no mundo ao nosso redor.

Dessa forma, podemos estar preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem em nossa jornada.

Investir em educação também pode ser uma forma de nos tornarmos mais conscientes e responsáveis em relação ao mundo que nos cerca.

Ao aprender mais sobre questões sociais, ambientais e políticas, podemos nos tornar cidadãos mais engajados e atuantes em nossa comunidade.

Inclusive, a educação pode ser uma fonte de realização pessoal e de satisfação.

Aprender coisas novas e desenvolver novas habilidades pode nos proporcionar um senso de conquista e de autoestima.

Por todas essas razões, como minimalista, priorizo a educação como uma forma de investimento em mim mesmo e no meu futuro.

Por isso mesmo foi criada a nossa comunidade minimalista.

Lá teremos condições de compartilhar conhecimento e experiências a fim de dar continuidade ao nosso crescimento pessoal.

Se você quiser participar basta clicar no botão abaixo chamado Seja Membro ou clicar no link que está na descrição.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!