3 DICAS ÚTEIS DE DESTRALHE PARA QUEM VIAJA OU MUDA COM FREQUÊNCIA

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Roberto Kirizawa
em 17/05/2024

Compartilhe agora mesmo:

Existem famílias que se mudam com frequência.

Seja porque o responsável pela família tem um emprego que necessita isso como militares, executivos de multinacionais ou porque são pessoas que aderiram ao estilo nômade digital para se viver.

Para essas pessoas, mais do que qualquer outra, é necessário ter o estilo de vida minimalista.

Isso irá facilitar muito a vida e o processo de mudança quando necessário.

Inclusive é o que eu faço atualmente tendo em vista que eu e minha esposa temos a intenção de conhecer muitos lugares e ter contato com muitas outras culturas e forma de se pensar e ver a vida.

Destralhe cedo e com frequência

A melhor dica de organização para famílias militares, ou qualquer pessoa que se muda frequentemente, é desapega-se das coisas regularmente.

Nada é pior do que uma lista interminável de tarefas entre você e o dia da mudança – especialmente quando essa data não está longe.

Se você adiar a tarefa de destralhar e organizar até o último minuto antes de uma mudança, vai se sentir sobrecarregado, estressado.

Dessa forma não estará na melhor posição para tomar decisões críticas sobre o que fica e o que vai.

E ainda pior – pode ser que você não tenha tempo suficiente para concluir a tarefa.

Ter que embalar toda sua bagunça desnecessária, transportá-la para sua nova casa e desembalá-la adiciona esforço desnecessário ao processo.

Torne o destralhe um hábito

Em vez de colocar toda essa pressão sobre você, faça do ato de destralhar uma parte de sua rotina regular.

Criar hábitos de organização não só ajudará suas mudanças a ocorrerem de maneira mais tranquila, mas também limitará suas coisas para que elas continuem gerenciáveis.

Dependendo do que funciona para a sua agenda, você pode dedicar dez minutos todos os dias para se desfazer de alguma pequena parte da sua casa.

Se você acha que trabalha melhor em sessões mais longas e dedicadas, passe uma ou duas horas a cada fim de semana focado em se livrar da bagunça e se organizar.

Ao enfrentar seus esforços de organização ao longo do tempo, você alcançará seus objetivos de organização com tempo de sobra.

Outro benefício de destralhar cedo e com frequência é ter mais tempo para encontrar um novo lar para as coisas de que não precisa mais.

Doar itens indesejados para instituições de caridade para ajudar aqueles que precisam é uma ótima maneira de retribuir à sua comunidade e facilita o desapego de coisas que você ama.

Você também pode vender as coisas de que não precisa para ganhar um dinheiro extra.

Independentemente do que você escolher fazer, desapegar-se das coisas cedo pode evitar que mais coisas acabem no lixo e tornar o processo menos estressante.

Escolha com cuidado sua decoração

Eu sei o quão fácil é criar laços com os lugares onde vivemos e as amizades e memórias que construímos ao longo do caminho, mesmo que nossa estadia não seja longa.

Como resultado, é comum acumularmos lembranças e souvenirs que têm um valor sentimental.

Cartões de amigos queridos, chaveiros das casas em que vivemos e outros momentos podem parecer uma doce recordação para guardar.

Mas, no final do dia, um excesso de qualquer coisa pode contribuir para a desordem.

Em vez de guardar tudo, busque maneiras de limitar a quantidade de objetos sentimentais que acompanham você de um lugar para o outro.

Seja escolhendo um número específico de itens ou dedicando um espaço específico (e pequeno) e limitando-se ao que cabe dentro dele, é importante encontrar uma maneira de estabelecer um limite e cumpri-lo.

Uma boa saída é preservar essas lembranças através de memórias digitais.

Fotos e vídeos salvos no seu dispositivo móvel ou armazenados na nuvem não ocupam espaço físico e podem permanecer conosco muito tempo depois de termos mudado.

Para simplificar a mudança, desfaça-se desses itens excessivos com antecedência.

Quanto menos coisas você tiver para mover, mais tranquilo será o processo.

Escolha uma decoração simples e versátil

Um dos desafios mais comuns para quem se muda com frequência é fazer da nova casa um lar, mesmo que ela não seja a casa dos sonhos.

Se você vai ficar em um lugar por pouco tempo, não faz sentido investir muito em pintar as paredes, trocar os puxadores dos armários ou arrumar um jardim.

Porém, faz sentido ter peças simples e versáteis que se adaptam a qualquer estilo e trazem aconchego e alegria ao seu espaço.

Alguns itens, como seu quadro preferido, um vaso com flores frescas, uma vela com um aroma familiar podem fazer uma grande diferença em tornar o espaço desconhecido mais acolhedor.

Tapetes e cortinas também podem contribuir para criar um ambiente mais aconchegante.

Opte por tamanhos padrão para tapetes e comprimentos padrão para cortinas e você provavelmente poderá utilizá-los em qualquer casa.

Escolha algumas poucas peças de decoração bem feitas e que não sejam frágeis para não correr o risco de serem danificadas durante a mudança.

Certifique-se de que sejam pequenas o suficiente para caber em qualquer espaço; uma pintura grande pode ficar ótima em uma casa, mas na próxima pode não haver uma parede grande o suficiente para acomodá-la.

Ao encontrar algumas coisas que te fazem feliz e incorporá-las onde quer que você vá, você pode criar um senso de familiaridade e adicionar facilmente um toque pessoal a qualquer casa.

No fim das contas, o lar é onde a sua família está e você pode aproveitar os benefícios de viver com simplicidade enquanto facilita a transição para o próximo destino.

Assim será possível abrir espaço para uma Vida Leve com Significado.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!